segunda-feira, 7 de maio de 2012


PARIS - 2012

Apesar de o foco do Blog ser as nossas viagens com as crianças e de sermos um casal que gosta de viajar com os filhos, cedendo às tentações e convencidos de que o casal precisa de um tempo para ele, resolvemos inaugurar nossas aventuras a sós e o destino foi nada mais nada menos do que Paris. Confesso que usei esse discurso para programar a viagem para o destino que era o sonho do marido, mas estava certa de que o convenceria a levar os pimpolhos junto. Depois de muita conversa, foi decidido que essa viagem era nossa! Nossa!!! Como sofri!!!! Sou aquele tipo que se preocupa com todos os detalhes. Pensei inúmeras vezes como seria a rotina das crianças sem que a gente estivesse por perto, organizando e executando todos os passos do dia… enchi a família e minha fiel escudeira (Ireulda) de recomendações, durante todos os dias até o dia da viagem. Ah! O dia da viagem… acordei em prantos!!! Com medo de morrermos e de deixarmos as crianças órfãs.. Chorei muito! Muito, a ponto de o marido decidir cancelar a minha passagem. Isso mesmo! Ele cancelaria apenas a minha passagem, porque naquela altura, nem passava pela cabeça dele desistir da tão sonhada viagem para Paris!!!! Primeira vez no velho mundo! Engoli o choro e fui!!!! Não preciso dizer que AMEI Paris!!!! Que cidade! Tudo o que dizem e mais um pouco!! Fomos incrivelmente bem tratados! Chego a pensar que essa estória de que o Parisiense é grosso e trata mal o turista é a maior lenda! Não consigo acreditar que a crise européia tenha transformado os parisienses!! Até perguntarem como falar certas palavras em português, eles perguntavam. Mas também tenho que confessar que sofri muito! Foi muito surreal porque apesar de estar curtindo o passeio, ficava agoniada que o tempo não passava e estava doida pra voltar pra casa… Decidi não falar via Skype porque tive receio de vê-los e chorar mais. Chegamos em uma quarta-feira e ficamos nos comunicando por mensagens com os responsáveis pelas crianças e somente na sexta eu arrisquei conversar com os meninos. Foi ótimo, mas meu coração ficou do tamanho de uma azeitona. Nesse dia, a Luana (1a9m) ficou chorosa e deu trabalho na escola. Em função disso, falei apenas com o Felipe (4a) no domingo e nesse dia ele me perguntou porque estávamos demorando taaaaanto pra voltarmos pra casa… Acho que não preciso dizer que minha vontade foi a de pegar o primeiro avião...
Bem, sofrimento melodramático de mãe à parte, fora o encantamento com o Parisiense, extremamente gentil e chique (Jesus! Que povo chique!), adorei a cidade! Não estava tão frio quanto pensávamos que estaria (final de março) e isso foi muito bom porque passeamos muuuuito à pé. Mas, como queria uma viagem de descanso também, não fizemos tudo porque é humanamente impossível cumprir uma agenda completa em Paris em 7 dias. Também não tenho esse perfil de fazer os passeios correndo para fazer o máximo! Prefiro o mínimo, mas bem feito. Assim foi!
Do Brasil, compramos o Paris Pass que dava direito a entradas nos Museus, passeio no Rio Sena, passeio no Hop-on-hop-off bus tour (vale muito a pena), entre outros. Achamos que valeu porque evitamos filas para compra de ingressos e o passeio de 2 dias do ônibus foi excelente para conhecer os principais pontos turísticos porque você pode subir e descer várias vezes por dois dias consecutivos. Ficamos em um hotel (Hotel Saint Petersbourg Opera Paris) simples, mas aconchegante, muito bem localizado, próximo ao Teatro Ópera, uma das paradas do ônibus de turismo. 



Primeiro passeio: Praça da Concórdia (Place de la Concorde)



O Obelisco egípcio de Luxor



Chegando na Champs-Élysée pela primeira vez


Louvre, para mim, o melhor passeio



As crianças fazendo dever da escola (invejinha da educação francesa)



Bistro Romain na Champs


Crepe na Notre Dame - imperdível!


Jardim de Luxemburgo



Começando a Primavera em paris!


Uma delícia o restaurante Chez Clément


Praça da Igreja Saint-Suplice


Majestosa Dama de Ferro


Palácio de Versailles - Grandioso


Jardins exuberantes


A caminho da Disney


Adoro a energia desse lugar


Profiteroles na Pizza Pino na Champs


Vista da Galeria Lafayette


Terraço da Galeria Lafayette

Avaliação do hotel:


ESTRUTURA: boa. Antiga, mas conservada, com atendimento excelente!
COMIDA: não gostei muito do café da manhã. Achei o suco de laranja intragável!
QUARTOS: simples, pequeno, precisando trocar o enxoval de travesseiros.
LOCALIZAÇÃO: muito bem localizado! Próximo ao Teatro Ópera, algumas quadras do Louvre.


Dicas

Estritamente necessário: sapatos confortáveis. Anda-se muito! Muuuuito mesmo! 

Compraria o Paris Pass de novo. Gostei da facilidade (www.parispass.com) de não precisar comprar os ingressos nos locais. O passeio de ônibus é bem legal porque tem áudio em português, explicando todos os acontecimentos históricos dos locais por onde passa. Achei excelente.

É bom chegar cedo em Versailles. Muito grande, muita coisa para aproveitar! Na próxima visita, pretendo alugar o carro de golfe para visitar os jardins e seus labirintos.

Para os amantes de coca-cola, um aviso: eles não bebem a coca gelada, mas fria. Nos lugares em que servem o refrigerante de máquina, ele vem quase como um xarope. É mais barato beber vinho do que coca-cola. 

Imperdível a vista do terraço da Galeria Lafayette! Uma delícia para um lanche, um cochilo...

Disneyland - Gostei! Achei um dia pouco, mas o suficiente para dar uma geral nos parques, que são pequenos, quando comparados com Orlando. São poucos brinquedos emocionantes, mas para quem fica em êxtase só de passear pelo cenário Disney, vale o passeio!

Indico o site: www.vamosparaparis.com


Balanço da viagem: Valeu. Mas não temos a intenção de repetir a aventura tão cedo! Conhecemos Paris do nosso jeito, mas gostamos mesmo é da bagunça da viagem com nossos pequenos!!!!!  Percebi que é só brasileiro que tem mania de dizer que Paris não é um lugar para crianças porque tem muito museu, anda-se muito, blábláblá... Paris é cheia de crianças, os museus são cheios de crianças!!! Nós precisamos levar nossas crianças aos museus!! #momentodesabafo#
Único ponto negativo da viagem: o europeu fuma demais!!!! Em todos os lugares, todo tempo!!! Inclusive na fila dos brinquedos da Disney, em cima das crianças, como se nada… Definitivamente, não gostei do excesso de nicotina!

4 comentários:

  1. Adorei o post! Soh nao gostei de vcs nao terem vindo ateh aqui... Tao pertinho... Realmente, ainda se fuma muito na Europa. Italianos, alemaes e franceses fumam como chamines! Tem dia que chego da rua e parece que passei o dia numa boite quando se podia fumar nelas! Acho que a Europa eh programa pra crianca, sim! Faco tudo com meus pequenos! O segredo eh incrementar o dia com ativiades voltads para eles. Entre um miseu e uma igreja, uma paradinha num parque ou numa praca eh fundamental! Dar comidinha para bichinhos, um passeio de bicicleta, um parque de diversoes. Tem que mesclar atividades infantis com as "mais adultas". Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maria Fernanda,

    Adorei seu post! Se tudo der certo Paris é meu próximo destino (1 semana tbm), mas junto com Londres! Só que eu não tenho mesmo coragem de ficar longe do filhote, ele vai junto! Vi o seu sofrimento no começo do post e nem passa pela minha cabeça ficar 1 dia sequer longe dele! E como meu marido me conhece bem o assunto "viajar só o casal" por enquanto nem rola aqui!

    As suas fotos ficaram lindas! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Fafá, vc é cadastrada no site viajandoparaorlando.com? No fórum de discussão, na parte "Voltei! relato da minha viagem" tá rolando uma discussão sobre levar ou não bebês pequenos (4/8 meses). Teve uma pessoa que levou e indica, a outra tá com medo. Acho que vc poderia contribuir muito nessas questões. Dá uma passadinha por lá e indica o seu blog tb. bjs

    ResponderExcluir
  4. Depois que vi seu post no outro blog, te cassei na net e achei.
    Bacana seu blog.
    Parabéns!
    O post como disse no outro está super bacana!
    Agora estou te acompanhando.
    Bjs

    Gi do Prado
    http://saopauloparacriancas.blogspot.com

    ResponderExcluir