segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um pouco de Brasília

Bem, como sou de Brasília, não tenho hotéis para indicar. Digo que SOU de Brasília, mas não nasci aqui. Nasci em Araras, interior de São Paulo, mas cheguei em Brasília logo depois de completar 2 anos. Aqui, construí minha vida, por isso, posso dizer que pertenço ao Planalto Central, assim como ele me pertence. E, como todo bom brasiliense, muito me entristece as confusões que o resto do Brasil faz. Não, não encontro o (a) Presidente na padaria da esquina, mesmo porque não temos esquinas. Não, nem todos os que moram em Brasília são parentes de deputados ou senadores. Não, os políticos não são de Brasília, são pessoas que pertencem a todos os Estados Brasileiros e colocados aqui por todo o resto do Brasil. Sim, eu sou servidora pública. Não, eu não fico à toa no trabalho, ralo pra caramba. São sobre todas essas questões que sempre temos que falar quando estamos fora de nosso "quadradinho", pelo menos, com o taxista. 
Outro ponto que já virou uma verdade absoluta, que para mim é a maior mentira de todas: Brasília é taxada como uma cidade fria… Como assim?? É justamente a cidade que abriga todos os "retirantes" de todos os Estados. Aqui é a verdadeira mistura do Brasil. Se falam que não temos sotaque, é porque somos a mistura de todos os sotaques. Aqui se come muito bem um churrasco, a carne de sol com manteiga de garrafa e feijão verde, o açaí, o tutu, a pamonha, o pequi, a feijoada tem seu dia, o acarajé da Torre de TV é campeão… o melhor de tudo que tem no Brasil, está em Brasília! Uma mistura de culturas, sotaques, culinárias típicas, etc, etc, etc. Todos os cantos do Brasil se encontram aqui. Então, eu pergunto novamente, como falar que essa não é uma cidade acolhedora??? Além dessa mistura maravilhosa, que faz de Brasília uma cidade incrível, deve-se admitir que é um lugar lindo! Que mistura muito bem o concreto com o verde!!!!!! E como tem verde nesse lugar!!! Projetada, muito bem projetada, para a época (porque hoje já sofremos com as limitações do projeto), Brasília é uma mistura de cinza e verde muito equilibrada. Se as construções são todas carregadas de concreto, os parques e espaços verdes equilibram o olhar. E, para arrematar tudo, o azul do céu!! Ah! O céu de Brasília!!!!! Indescritível como ele só! O horizonte ao toque de suas mãos! O nascer do sol espetacular! O anoitecer mais fantástico! E a lua cheia que deixa qualquer poeta sem palavras! Enfim, uma cidade linda e convidativa! Centro do poder, nascida por obra de um visionário, Brasília AMO você!!!!

Depois de um momento desabafo, declaro meu amor por esta cidade e a intenção, se o verão incrivelmente chuvoso permitir, é mostrar pouco a pouco as belezas dessa terrinha! Em cada post um local e um restaurante.

Começo com um passeio que gosto muito pelo amplo espaço para as crianças correrem sem preocupação, que é a Praça dos Três Poderes, assim denominada porque abriga os edifícios que representam o Executivo (Palácio do Planalto), o Judiciário (Supremo Tribunal Federal) e o Legislativo (Congresso Nacional). Nesse local ainda estão o Panteão da Pátria, uma edificação feita para homenagear Tancredo Neves (que está fechado, não sei o motivo, mas acredito estar em obras); uma maquete de Brasília; o monumento de homenagem aos Candangos (Candangos é a denominação dada àqueles que participaram da construção de Brasília); o Mastro da Bandeira Nacional (que é trocada em uma cerimônia que acontece todo o 1. domingo do mês). Nesse ponto, abro um parênteses para uma crítica: acho muito pouco divulgada essa cerimônia. Nosso último passeio na Praça era para assistir à troca da Bandeira e fazer um lindo post, mas chegamos tarde demais. Há dias procuro as informações sobre o horário e não consegui achar nem no Google!!!! Fico devendo todas as informações sobre a troca da Bandeira no 1. domingo de fevereiro.


O mastro da Bandeira tem 100 metros de altura e é considerada pelo Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo

O interessante da Praça é o amplo espaço para as crianças correrem, acompanhados de pipoca, picolé e pombas!!! Isso mesmo, muuuuitas pombas! Lá, existe um espaço reservado para as pombas! O pombal foi encomendado pela esposa de Jânio Quadros e é uma obra de Oscar Niemeyer!!!! Imaginem a praga!!!!!!!!! Mas as crianças adoram, com exceção da Luana, que ficou morrendo de pavor, porque se você derrubar uma mísera pipoca, todas as pombas voam em sua direção!!!!! Tirando o fato de a pomba ser transmissora de uma centena de doenças, é muito divertido alimentá-las!


Felipe, Luana e seu "nenê"e o ápice do Judiciário ao fundo, o Supremo Tribunal Federal



Nada como uma pipoca para levantar o ânimo...


Derruba um milho para você ver... kkkk...


Os vôos rasantes das pombas não agradaram Luana...


Os Candangos e o Palácio do Planalto


Uma pausa para o picolé com o Panteão da Pátria e a Pira da Pátria


Perfeita mistura do concreto e o verde... Congresso Nacional

Bem, outra crítica que tenho é que, em pleno domingo turístico, os sinais de trânsito estavam desligados e para visitar o Palácio do Planalto, tivemos que atravessar 6 pistas com as crianças no colo. Como assim??? Os turistas todos correndo no meio do Eixo Monumental para visitar um cartão postal?? Fica a reclamação: Mais atenção aos turistas!!!!


Como o Felipe já estava cansado e a chuva estava pendurada, não demos muita atenção ao que o passeio no Palácio oferecia. Para falar a verdade, nem vi se podíamos entrar e o que poderíamos visitar. Fica para uma próxima oportunidade. 

Restaurante

Cocobambu Frutos do Mar - Setor de Clubes Sul


O restaurante é uma delícia! O cardápio é variado e dificilmente deixará de agradar alguém, caso seja um grupo grande. Os pratos são fartos (geralmente 3 adultos) e saborosos e possuem um preço justo.


Sempre que podemos, reunimos a família!


Brasília vale muito!!!! Todos devem conhecer essa cidade que é muito especial!!!
Até a próxima!!!!

4 comentários:

  1. Adorei, fafá! Deu uma saudade....Adorei a ideia de colocar informações sobre Brasília! bjs

    ResponderExcluir
  2. Fafá, poucos candangos legítimos declaram seu amor por Brasília desse jeito . Também não tenho do que reclamar. Vim pra cá há 20anos, casei e me estabeleci nessa cidade. Não temos praias mas temos clubes ótimos e as crianças se divertem pra caramba! Confesso que trabalho o ano inteiro pensando nas férias.Mas sabe por que? Sinto falta de atividades ao ar livre. Sempre saímos com as crianças, porém , sempre sozinhos. O brasiliense (com filhos pequenos)não gosta muito de pedalar no parque, dar pão para os patos,passear no jardim botânico, fazer piquenique no zoológico... preferem deixar as crias na brinquedoteca do shopping. E ainda dizem com orgulho "fulaninha adooora um shopping, igualzinha a mãe". Precisamos aproveitar mais o espaço de Brasília. Tem que ter criatividade, mas dá pra variar.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Fafá,
    Parabéns pelo seu desabafo... Também somos apaixonados pela "nossa" cidade. Que é muito nossa, pois o Arthur é fruto da união de dois Rio Grandes que só Brasília, com sua mistura de sotaques, poderia proporcionar (ainda que a Chris seja uma potiguar nascida no interior de SP (Leme) - o que faz dela mais próxima ainda de ti).
    Estamos em outra cidade que, por incrível que pareça, é muito legal para visitar com crianças: Buenos Aires. Na verdade, já descobrimos que qualquer viagem com criança é legal. Só precisamos conhecer os lugares que as agradam...
    E toda cidade tem... Aqui, só para ter uma ideia, tem dois zoológicos e muitos, mas muitos mesmo, parques para correr, jogar bola ou simplesmente caminhar ao sol. Quando voltarmos, vamos nos encontrar para mostrar as fotos... Quem sabe vale uma postagem no blog.
    Parabéns pela sua iniciativa de mostrar que as crianças podem muito bem ser parceiras dos pais em todos os programas se todos assim o quiserem.
    Beijos!
    Leo, Chris e Arthur.

    ResponderExcluir
  4. Amei, amei, amei! O texto está excelente!
    Amo essa cidade, tenho muito orgulho dela e não suporto ver o brasileiro relacionando Brasília à corrupção, como se os políticos incompetentes e corruptos brotassem do chão!
    Há muitas coisas para serem corrigidas na administração local, é fato, mas, isso, acredito, vai acontecer!
    A cidade é linda, limpa e dá banho de cidadania no resto do país!
    Meus filhos que nasceram aqui aproveitaram e aproveitam tudo o que a cidade tem para oferecer!
    Sim, Brasília vale muito e todos deveriam conhecer a cidade capital do Brasil.
    Valeu!
    Ansiosa pela próxima viagem!
    Beijos!

    ResponderExcluir